Dicas de como se vestir para uma entrevista de emprego




Quando me perguntam se a roupa pode eliminar um candidato de um processo seletivo de emprego costumo dizer que raramente isto acontece. Isto somente ocorre em situações muito absurdas nas quais o "look" do candidato se mostra exageradamente inadequado para o cargo ou quando é totalmente o oposto do vestuário utilizado pelos funcionários da empresa.

Porém o visual do candidato pode contar pontos à favor ou contra na hora da entrevista de emprego. Uma dica valiosa é a pessoa procurar conhecer a cultura da empresa para a qual está se candidatando pois só de observar as roupas, acessórios e a atitude é possível perceber como esta empresa lida com a questão da aparência no ambiente de trabalho.

Lembrando que quando falamos aqui em aparência não estamos querendo nos referir à beleza pois o que pode ser belo para um pode ser totalmente feio para outra pessoa. A aparência no ambiente de trabalho tem a ver em como a empresa espera que seus funcionários se apresentem já que eles também são uma forma de cartão de visitas da companhia.

É comum observarmos empresas nas quais não existem funcionários que usem barba, em outras as mulheres somente usam cabelos presos, algumas não admitem piercing ou tatuagem à mostra, entre outras características comuns em muitas empresas. Não me cabe aqui fazer juízo de valor sobre se a empresa está certa ou errada ao adotar estas normas o que você precisa avaliar antes de se candidatar é se você concorda com estas restrições e se isto afetaria o seu rendimento profissional ou sua motivação. Caso você não encontre estas informações na internet vale conversar com que trabalha lá.

Outras empresas já adotam o estilo informal de vestimenta, ou seja, são empresas que aposentaram os ternos e gravatas, algumas incentivam o estilo casual e algumas chegam até a liberar o funcionário para que ele faça as escolhas que lhe deixarem mais feliz e confortável no trabalho.

Em ambos os casos vale uma regra de ouro na hora de se vestir para uma entrevista de emprego: use o bom senso. Isto quer dizer que ao avaliar que roupa irá utilizar você deve além de levar em consideração a cultura e o "clima" da empresa também deve ponderar sobre o cargo que irá ocupar. Pense assim: "que tipo de roupa é mais adequado para esta atividade?" ou "como eu imagino que é o traje adequado para quem vai ocupar esta função?".

Especialistas em moda e carreira aconselham que as mulheres devem procurar utilizar roupas confortáveis, de preferência um tailleur ou um terninho de cor neutra. Sugere-se também evitar decotes, roupas coladas e utilizem maquiagem leve e acessórios discretos. O uso ou não de saltos vai depender do estilo que a mulher usa no dia-a-dia e também de saber andar corretamente com salto.

Aos homens recomenda-se roupas adequadas ao nível de carreira em que ele está, ou seja, existem trajes mais adequados para quem está iniciando a carreira assim como também para quem já tem algum tempo de experiência e ainda outros quem está em cargos de direção ou liderança. Tudo vai depender do seu estilo e da cultura da empresa que você pretende trabalhar. O mais comum é identificarmos roupas mais informais em profissionais iniciantes, trajes formais como calça e camisa social em tons claros para profissionais experientes e ternos escuros para gerentes e diretores.

Os maiores cuidados que os homens devem tomar é em relação à higiene pessoal, sapatos e ítens extravagantes. Cabelo e barba são ítens importantes que vão contar pontos no visual quando bem cuidados, os sapatos devem estar de acordo com a função que você irá exercer e deve-se evitar camisetas com mensagens 'engraçadinhas' ou de times, cores berrantes ou trajes mal passados.

Finalizando, para ambos os casos recomenda-se tomar cuidado para não exceder no uso de perfumes, não utilizar brincos, pulseiras ou relógios extravagantes e limpar (ou polir) sapatos.

A empresa vai te contratar se você apresentar as características, competências e habilidades que ela necesita naquele momento porém uma boa apresentação pessoal irá somar muitos pontos positivos na sua avaliação e chances de ser contratado.

Pense nisto e boa sorte !

Luciano Leite é psicólogo, professor universitário, consultor de orientação de carreira, palestrante, membro da Associação Brasileira de Estudos da Comunicação, colunista de sites e revistas, especialista em Recursos Humanos e coordenador do sites Profissional de Sucesso e Tem Trabalho.

Contato: luciano.leite@bol.com.br
 




Postagem Anterior Próxima Postagem