por Luciano Leite
Atuar na área de Call Center é vista por muitos como sendo uma tarefa fácil de executar, entretanto a alta rotatividade de profissionais e o aumento das exigências por parte das empresas de telemarketing mostra que este é mais um mito do mercado profissional.
Ter segundo grau completo e bons conhecimentos de informática (editor de texto, planilha eletrônica e Internet) são os requisitos básicos para quem quer se candidatar à alguma vaga no setor.
Entretanto para permanecer na área e destacar-se como um bom profissional são necessárias outras competências que listarei abaixo:
- Saber ouvir atentamente o interlocutor;
- Possuir uma boa dicção;
- Capacidade de persuasão (convencimento);
- Rapidez de raciocínio;
- Flexibilidade para ajustar-se à diversas situações e tipos de clientes;
- Boa cultura geral para estabelecer diálogos interessantes;
- Auto-motivação;
- Técnicas de vendas.
Estes são alguns dos principais requisitos que fazem um profissional diferenciar-se na atividade de tele-atendimento, todos nós nascemos e durante nossa vida desenvolvemos algumas destas características entretanto podemos aperfeiçoar cada uma delas seja através do exercício consciente destas competências ou por meio da participação de cursos de qualificação profissional.
O importante é estar sempre atento se questionando periodicamente sobre o seu desempenho e buscando a opinião de chefes ou colegas que possam fazer uma avaliação sincera sobre quais destas características você deve investir para continuar progredindo na carreira.
Pense nisto e sucesso !
Luciano Leite é psicólogo, professor universitário, orientador de carreira, palestrante, membro da Associação Brasileira de Estudodos da Comunicação, colunista de sites e revistas, especialista em Recursos Humanos e coordenador do sites Profissional de Sucesso e Tem Trabalho.
Contato: luciano.leite@bol.com.br
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