Características de uma secretária de sucesso
Atividade que existe há muito tempo, a função de secretária(o) é valiosa para uma empresa, setor ou profissional liberal que quer manter controle das informações, agenda, contatos e documentos de uma maneira profissional. Uma boa secretária(o) possui características valiosas para o progresso da empresa.
Vamos conhecer um pouco sobre as habilidades técnicas, emocionais e comportamentais necessárias para se ter sucesso na carreira de secretária.
O que é preciso para ser uma secretaria?
Os requisitos exigidos para o cargo de secretária(o) podem variar muito de uma empresa para outra. Entretanto, de maneira geral, o minímo que se pede para o cargo relacionamos abaixo:
- Ter ensino médio completo;
- Desejável Curso Superior em Secretáriado Executivo ou Técnico em Secretáriado;
- Ter feito cursos de aprimoramento e qualificação complementares;
- Possuir conhecimento de nível médio para avançado em MS Word, Excel e Powerpoint;
- Preferencialmente, conhecer um pouco da área em que pretende atuar (clínica médica, indústria, banco, comércio, etc.).
Além destes conhecimentos "técnicos", a pessoa também precisa possuir habilidades comportamentais e sócioemocionais (soft skills), que explicarei à seguir.
Para ser uma boa secretária é necessário ser simpática e gostar de ajudar
Simpatia e educação são fundamentais para ter sucesso nesta profissão. Você pode ter mil cursos de formação na área, porém se não tiver alegria em lidar com pessoas dificilmente será bem sucedida nesta atividade.
Ao contrário, pessoas felizes e que gostam de ajudar os outros costumam se dar muito bem nesta atividade e nos relacionamentos (necessários) em qualquer empresa.
Para ser uma boa secretária é necessário possuir empatia por todos
Ter empatia é a capacidade de compreender emocionalmente o que outra pessoa esteja sentindo. Esta habilidade é fundamental para trabalhar em qualquer tipo de atividade que envolva o contato com público. Ter empatia é se preocupar com as emoções dos outros.
Mesmo em pequenos escritórios é importante ter uma pessoa organizada comandando o fluxo de documentos, pessoas e informações. Um simples esquecimento de uma data ou a perda de um documento importante pode representar a perda de clientes, prejuízos financeiros e de imagem da empresa.
Já uma secretária(o) organizada consegue dar agilidade à processos, acessar rapidamente informações necessárias, conectar pessoas com facilidade e garantir que os compromissos estão sendo monitorados e executados dentros dos prazos combinados.
Ser detalhista também é importante para a secretária(o) porque esta qualidade permite que ela perceba informações faltantes nos documentos, falta de papéis valiosos em um contrato ou negociação, existência de indicios de fraudes, entre outras tarefas que facilitarão o dia-dia do departamento.
Para ser uma boa secretária é necessário ser responsável
Saber cumprir prazos, respeitar datas, obervar acordos e respeitar as normas da empresa e leis vigentes são deveres mínimos para qualquer profissional e essenciais no trabalho de quem trabalha como secretária(o).
Para ser uma boa secretária é necessário dominar pacote office
Quem pretende trabalhar nesta profissão precisa saber redigir cartas, memorandos, atas, relatórios, entre outros documentos utilizando-se de um editor de texto, sendo que o mais comum nas empresas é o MS Word.
Dependendo do tipo de empresa, e da atividade que a secretária(o) irá desenvolver, será necessário produzir e editar planilhas eletrônicas, sendo que o software mais utilizado nas empresas é o MS Excel.
Powerpoint é outra ferramenta que muitas secretárias(os) utilizam no seu dia-a-dia, com este software é possível produzir apresentações de reuniões, palestras, relatórios, apresentações comerciais, etc.
O pacote office da Microsoft reúne estes e outros softwares que dão melhor qualidade e agilidade ao trabalho em escritório. Dominar estes recursos tecnológicos, assim como saber realizar pesquisas eficientes na internet, são fundamentais para o sucesso no trabalho.
Para ser uma boa secretária é necessário saber manter sigilo e discrição
Para ser uma boa secretária é necessário saber se relacionar bem com todos
Nomes diferentes do cargo de secretária
Secretária executiva;
Secretária da direção;
Secretária eletrônica;
Secretária digital;
Secretária de estudo.
Importancia da secretaria dentro da empresa
O que estudar para ser uma boa secretária?
Onde estudar para aprender a profissão de secretária?
Prof. Luciano Leite
Psicólogo, especialista em RH, orientador de carreiras (mentoria),
consultor de empresas e professor universitário.
luciano.leite@bol.com.br