O que as empresas esperam de um profissional de telemarketing





O que as empresas esperam de um profissional de telemarketing

por Prof. Luciano Leite

Ao contrário do que muitos acreditam, trabalhar e ter sucesso na área de telemarketing não é simples e fácil quanto inicialmente possa parecer.

Esta crença errada faz com que muitas pessoas busquem uma vaga no setor sem antes analisar se possuem perfil adequado para atuar no setor de Call Center. O grande número de candidatos interessados faz com que as empresas possam aumentar o nível de exigências nos processos seletivos.

Mas afinal, o que as empresas esperam de um profissional de telemarketing?

Para se chegar à esta resposta, primeiramente, é importante ressaltar que não existe uma regra geral adotada por todas empresas igualmente. O que vamos apresentar aqui é uma média dos requisitos que tenho percebido na maioria das empresas de telemarketing que tenho visitado como consultor.

Perfil reprovado nas entrevista de emprego para telemarketing

Uma maneira rápida e eficiente de pensar a respeito daquilo que as empresas esperam de um profissional de telemarketing é fazendo um exercício contrário: pensando sobre o que elas NÃO aprovam no perfil de quem busca trabalhar na área.

Diariamente, muitos profissionais são reprovados em entrevistas de emprego em call centers por apresentarem comportamentos indesejados, ausência de competências necessárias ou por não se saírem bem nos testes práticos de aptidão.

Durante a entrevista de emprego, os selecionadores ficam atentos e reprovam candidatos que apresentam comportamentos indesejáveis para o trabalho em grupo como egoísmo, falta de empatia, desonestidade, pessimismo, isolamento, entre outros.

Algumas competências são fundamentais para se trabalhar em telemarketing, entre elas: boa comunicação e dicção, capacidade de negociação e persuasão, flexibilidade, persistência, etc. Falhas nestes requisitos podem representar dificuldades futuras deste profissional durante a operação.

Muito mais do que saber falar com clareza, para atuar em telemarketing é importante que a pessoa uma desenvoltura no contato por telefone. Para se certificar disto, as empresas costumam aplicar testes de simulação de atendimento para verificar se ao telefone a pessoa consegue ser carismática, educada, prestativa e persuasiva.

Não ser aprovado em uma entrevista não quer dizer, necessariamente, que você deva desistir de continuar tentando. Muitos são os fatores que podem influenciar no seu resultado. Entretanto, é importante, após cada entrevista fazer uma auto-reflexão para identificar aquilo que se pode melhorar para os próximos processos seletivos, e principalmente para se considerar se você tem o perfil adequado para trabalhar nesta área, ou se teria melhores resultados se buscasse uma vaga em outro setor.

O que as empresas esperam do CANDIDATO à vaga de
operador de telemarketing

As empresas sabem que não existem pessoas perfeitas e nem super-heróis que nunca erram. Desta forma, tentar se apresentar como um candidato que perfeito pode ser um "tiro no próprio pé".

A primeira coisa que o selecionador observa no candidato é sua organização pessoal: ele é distraído na hora de guardar informações? Chegou muito atrasado na entrevista? Perdeu documentos pessoais ou eles são mal cuidados? Sua aparência pessoal demonstra desleixo e falta de cuidados?

Outra atitude importante é agir de maneira verdadeira. Ser natural e autêntico, demonstrando quem você é realmente na vida real é o melhor que se pode fazer durante uma entrevista de emprego. O contrário, pode transmitir uma imagem falsa e forçada.

Manter-se atento durante a entrevista e as dinâmicas, demonstrar interesse em participar de maneira objetiva, adotar uma postura positiva frente aos desafios e demonstrar criatividade, são outras posturas que as empresas esperam de um profissional de telemarketing.

Demonstrar conhecimento sobre a empresa, informações sobre o mercado de atuação do produto que será trabalhado e interesse em aprender são outros trunfos do candidato à emprego na área.

Finalmente, a capacidade de interagir por telefone com persuasão e eficácia será um dos principais critérios para contratação de um candidato.



O que as empresas esperam do FUNCIONÁRIO que
trabalham em telemarketing

Muitos profissionais de RH costumam reclamar que é comum que profissionais que demonstraram entusiasmo e dedicação durante o período de experiência, mudem de comportamento depois de contratado.

Portanto, a primeira coisa que as empresas esperam de um profissional de telemarketing é coerência nas atitudes. Isto significa que, não é porque você foi aprovado que deve se acomodar e mudar o seu comportamento e desempenho.

Buscar um bom entrosamento, com os líderes e demais colegas de trabalho é a segunda expectativa que as empresas mantém sobre o profissional. Um bom relacionamento com colegas, ajudará a manter o ambiente de trabalho leve e de colaboração.

Postura positiva e otimista é outro comportamento desejado pelas empresas. Trabalhar com alguém ranzinza e pessimista é chato e cansativo. Este tipo de comportamento só perturba o ambiente e desanima os colegas.

Proatividade para "ser parte da solução e não do problema" é um requisito de ouro pra quem quer ter sucesso profissional. Profissionais proativos são aqueles que buscam estar a frente dos problemas, procuram antecipar tendências, encaram os desafios como oportunidade de crescimento e colaboração.

Jogo de cintura e criatividade são recursos valiosos em qualquer setor profissional. Diante das dificuldades diárias, da pressão por resultados e dos imprevistos, é fundamental que os profissionais saibam pensar diferente, demonstrar flexibilidade e apresentar soluções simples e eficientes.

Esforço e entrega de resultados, de nada adiantará o perfil adequado e a boa vontade se ao final do mês, o profissional não conseguir atingir as metas estipuladas. Dedicação, persistência e foco em resultados concretos farão o profissional se destacar e demonstrar que possui o perfil adequado.

Vontade de continuar aprendendo e se aperfeiçoando. Ninguém nasce pronto, e mesmo profissionais experientes necessitam se adaptar às mudanças e continuar aprendendo. As empresas esperam que seus colaboradores tenham o hábito de buscar informações novas, queiram continuar aprendendo, seja através dos treinamentos internos ou buscando qualificar-se fora da empresa.

Como se preparar para atender às expectativas das empresas de telemarketing

Sabendo destas expectativas que as empresas esperam de um profissional de telemarketing, cabe à você agora refletir o quanto está preparado para atender à esta demanda. 

O primeiro passo consiste em fazer uma reflexão sobre o que te motiva a trabalhar na área e sobre o que você tem para oferecer (competências)?

Existem muitos profissionais que buscam uma vaga em telemarketing apenas para complementar renda ou para manter-se ativo enquanto procura outro trabalho. Apesar de ser um pleito justo e legítimo, as empresas não costumam se empolgar com este tipo de profissional pois, normalmente, eles ficam pouco tempo no cargo.

Você sabe exatamente qual é o seu perfil profissional? Esta pergunta deveria ser respondida de "bate pronto" e com riqueza de detalhes. Afinal, você deveria ser a pessoa que mais sabe sobre você mesmo (a). Entretanto, muitos candidatos "travam" e perdem pontos ao se enrolarem quando tem que falar sobre si nas entrevistas de emprego. 

Faça uma análise, cuidadosa e minuciosa sobre suas habilidades, competências e atitudes. Depois liste quais são seus objetivos, seus pontos fracos e fortes. Em seguida, anote o que você pretende aprender para se desenvolver nos próximos meses ou anos. Peça para amigos ou familiares, que te conheçam bem, para ajudarem neste levantamento.

Levante o máximo de informações sobre a empresa: cultura empresarial, serviços que ela oferece, tipos de clientes, etc. Isto ajudará a formar na sua cabeça o cenário sobre que tipo de profissional ela está buscando neste momento.

Treine, treine, treine: simule uma entrevista com um amigo, na qual você responda as perguntas mais frequentes em uma entrevista de emprego, analisem o seu desempenho e refaça o teste para se preparar para a entrevista real. De preferência, filme seu desempenho para facilitar sua avaliação.

Treine também simulações de atendimentos telefônicos. Faça um exercício de como você venderia produtos ou serviços por telefone (jornal, tv paga, seguros, etc), e como você atenderia clientes de perfis diferentes (nervosos, confusos, apressados, etc.).

Como disse, esta não é uma lista de todos os requisitos daquilo que as empresas esperam de um profissional de telemarketing, mas um resumo das principais expectativas destas organizações.

Se você tem interesse em trabalhar na área saiba que você terá mais chances de conquistar uma vaga preparando-se adequadamente, mantendo o otimismo e persistindo.

Boa sorte !

Prof. Luciano Leite(11) 9-9545.0289
luciano.leite@bol.com.br
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