Carta de apresentação é necessária?




por Luciano Leite
Ao iniciar o processo de busca por um novo trabalho muitos profissionais ficam na dúvida se é necessário escrever uma carta de apresentação.

Apesar de não ser um consenso entre os selecionadores se a carta de apresentação é realmente necessária, o que pode-se afirmar é que ela não representa um fator decisivo na escolha de um profissional.

Quando o candidato opta por enviar uma carta, ele deve tomar alguns cuidados para que ela não prejudique a apresentação ou cause uma má impressão:

- A carta de apresentação não deve ser uma repetição de das informações contidas no currículo;

- O texto não deve ser longo, confuso e nem conter erros de português;

- A carta deve servir de breve apresentação do candidato, suas competências e suas disponibilidades, quando houver de tempo ou para viagem;

- Outro erro muito comum nas cartas de apresentação é possuir vários comentários genéricos que além de serem óbvios de nada acrescentam, como dizer “ser honesto”, “ser trabalhador” entre outros.

Ao pensar sobre escrever ou não uma carta de apresentação, e se o seu currículo estiver bem escrito e te der confiança em fazer uma boa exposição da sua carreira prefira contar apenas com o currículo.

Sucesso!


Luciano Leite é psicólogo, professor universitário, orientador de carreira, palestrante, membro da Associação Brasileira de Estudodos da Comunicação, colunista de sites e revistas, especialista em Recursos Humanos e coordenador do sites Profissional de Sucesso e Tem Trabalho.

Contato: luciano.leite@bol.com.br
Postagem Anterior Próxima Postagem