Um bom operador de telemarketing tem inteligência emocional

por Luciano Leite

Trabalhar como operador de telemarketing é essencialmente um trabalho que requer relacionamento com pessoas, seja para oferecer um produto, realizar uma cobrança ou prestar um serviço por telefone, o operador está o tempo todo lidando com pessoas.

Assim como as outras atividades que envolvem o atendimento ao público, ter vocação e competência na atividade são apenas duas das exigências necessárias para ser um bom profissional da área. Saber lidar com as próprias emoções e gerenciar as tensões em momentos de conflitos são outras habilidades que fazem toda diferença no exercício da profissão.

É muito freqüente encontrarmos profissionais que tiveram rápidas e frustrantes passagens pela área de Call-Center, na grande maioria das vezes os motivos apresentados são os mesmos, pressão exercida pelos chefes pelo cumprimento de metas e stress causado pelo contato com clientes rudes e impacientes.

Este cenário faz com que haja uma grande rotatividade de profissionais na área e que apenas uma pequena minoria consiga estabelecer uma carreira duradoura. Entre estes profissionais uma das características que mais destacam-se é uma alta capacidade de administrar as próprias emoções, não que os profissionais que não continuaram na atividade também não tenham esta capacidade, entretanto percebemos que este pequeno grupo além de terem uma enorme energia emocional também possuem uma grande capacidade de flexibilidade para adaptar-se às situações fazendo com que as situações de stress e conflitos sejam assimiladas de forma menos desgastante e vistas apenas do ponto de vista profissional.

Paciência, pensamento positivo, empatia, motivação e auto-controle são algumas das capacidades que estes profissionais utilizam-se em seu dia-a-dia para progredirem profissionalmente sem comprometer sua saúde física e mental.

Estas características podem ser desenvolvidas em qualquer pessoa que queira trabalhar com mais inteligência emocional, isto pode ocorrer através de orientação de psicólogos, de cursos e principalmente através da auto-observação que sempre nos dá indicadores sobre o que precisamos melhorar em nossa postura profissional e nossa atitude mental.

Pense nisto e sucesso !

Luciano Leite é psicólogo, professor universitário, consultor de orientação de carreira, palestrante, membro da Associação Brasileira de Estudos da Comunicação, colunista de sites e revistas, especialista em Recursos Humanos e coordenador do sites Profissional de Sucesso e Tem Trabalho.

Contato: luciano.leite@bol.com.br
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